30/10/2017 às 13:01 Newborn

8 Cuidados/dicas para o sucesso na sessão newborn

3254
3min de leitura

Uma criança nasce quando cordão umbilical é cortado! O momento de silêncio, assim que o bebê nasce, é de alta expectativa. Tum-tum, tum-tum, tum-tum, todo mundo ansioso. São milésimos de segundo até que venha o tão esperado choro, Ufa, ele está respirando. O Nascimento causa um grande impacto na vida do bebê, todo aquele ambiente aconchegante que por nove meses fez parte da vida dele,  desaparece! Ele está em um novo lugar, nos primeiros dias ainda está vulnerável, deixando clara a necessidade do cuidado no ensaio do recém nascido.

As famosas fotos com bebês em poses inusitadas, que causaram euforia no início dos anos 1990, praticamente inauguraram um novo nicho na fotografia . A técnica norte americana – inspirada nos registros de Anne Geddes, o "newborn" passou por evoluções, e chegou ao Brasil e caiu no gosto e nos olhos dos brasileiros em pouco tempo. Mas, alguns cuidados profissionais são essenciais para deixar os pequenos ainda mais lindos, seguros  e confortáveis durante toda sessão de fotos.

Para se caracterizar como newborn a sessão precisa ser feita do 6° ao 15° dias de vida do recém nascido. Quanto mais novinho, melhor, pois assim a sessão é mais rápida e tranquila. Á partir de 5 dias de vida o bebê já começa desenvolver suas rotina no horário de mamar, também volta a ganhar peso (é normal o bebê perder até 10% do peso depois do nascimento) e a mamãe nesse período começa a conhecer e descobrir as preferências de seu filho e vai aos poucos aprendendo a lidar com essa nova fase. 

Certifique-se que o fotógrafo que você escolheu para fazer o ensaio, tenha especialização para cuidar do seu bebê com segurança e que possua experiência; Ele precisa entender profundamente sobre anatomia, fisiologia, as fases do sono e os reflexos dessa fase do bebê.

Veja alguns dos principais cuidados /dicas para fazer o ensaio do recém nascido :

1. Nunca deixar o bebê sozinho: os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança. Principalmente em fotos específicas em que ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, é realizada uma montagem de duas ou mais imagens na qual outra pessoa o sustenta de formas diferentes.  

2. Os recém-nascidos possuem um sistema imunológico frágil e por isso estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. O fotógrafo, de acordo com a profissional, deve sempre manter as mãos higienizadas com álcool em gel antes e durante a sessão. Jamais faça um ensaio, caso esteja com alguma doença que possa ser transmitida ao bebê. A segurança do newborn vem antes da foto bonita.

3. Certificar-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam devidamente higienizados. Mantas e acessórios são lavados com sabão indicado para recém-nascidos e isso deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos. Embalá-los adequadamente até o próximo uso também é a forma adequada de evitar o acúmulo de germes e bactérias.  

4. O ambiente em que as fotos serão tomadas deve estar climatizado entre 26ºC e 30ºC. Porém, o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê: por isso deve sempre haver atenção a sinais de frio e calor que ele possa demonstrar.

5. De mamar o mais próximo possível do inicio da sessão. Pode fazer isso, por exemplo, em quanto o fotógrafo faz os preparativos iniciais de seu equipamento e do cenário, assim, você garante que o bebê só voltará a ficar com fome 3 horas depois, em média, evitando muitas interrupções.

6.  Os recém nascidos são muito sensíveis ao ambiente externo e, especialmente, ao sentimento dos pais. Isso quer dizer que  precisam ficar calmos e transmitir esta serenidade para o bebê, para deixá-lo mais tranqüilo antes e durante a sessão.

7. Apesar do fotógrafo geralmente possuir as roupas que serão usadas na sessão, os pais devem deixar o recém nascido confortável e preparado para substituir as roupas de forma mais fácil possível.

8. Se os pais do recém nascido desejam tirar fotos com ele dormindo, algo que acontece muito, é recomendado que eles não deixem o bebê dormir algumas horas antes da sessão, ou procurem cansá-lo mais para que quando ele chegar ao estúdio seja mais fácil cair no sono.

Veja mais trabalhos aqui !!

30 Out 2017

8 Cuidados/dicas para o sucesso na sessão newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

05 de Fev de 2019

"E se o bebê não dormir na sessão newborn? "

05 de Set de 2019

Variação de ângulo na sessão newborn

31 de Out de 2017

TRATAMENTO DE PELE NA SESSÃO DO RECÉM NASCIDO

Olá, Tudo bem? Para mais informações me chama no Whatsapp, vamos conversar !
Logo do Whatsapp